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Como vender mais na Black Friday com a integração de sistemas

Este ano, a Black Friday acontece dia 25 de novembro, mas já está movimentando as empresas que pretendem alavancar suas vendas no período. Afinal, além das promoções que serão apresentadas ao consumidor, toda a infraestrutura, vendas, marketing, logística, distribuição e financeiro, tem que estar muito bem planejada e alinhada. E, para aumentar ainda mais a eficiência da operação, a integração de sistemas existentes na empresa é essencial.

Mas, quais são os sistemas que devem ser integrados e suas vantagens? É sobre isso que falaremos em nosso artigo.

Como se preparar para a Black Friday?

Em 2021, a Black Friday gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce e um crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2020, conforme dados da Ebit|Nielsen. O mesmo estudo indica que o ticket médio aumentou e a expectativa é que esse ano, a data gere muito mais resultados, já que 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algum produto na Black Friday, um crescimento de 3% em comparação com 2021.

 

Uma pesquisa realizada pela Meliuz, aponta que desde agosto, 39,5% dos entrevistados já haviam iniciado pesquisa de preços para a Black Friday. 17,2% afirmaram iniciar suas pesquisas um mês antes do evento, 12,3% na semana do evento e 11,3% a dois meses do grande dia, sendo que os canais utilizados para pesquisar foram a internet (54,3%), 50% pelo site das lojas e 37,6% receberam ofertas pelo e-mail.

O e-commerce foi o canal que mais cresceu em 2021 no período, 5,8% em relação a 2020 e se mantém como a preferência de 90,4% dos usuários, sendo que 69,1% devem comprar exclusivamente em lojas online.

Portanto, os pontos principais a serem considerados para se preparar para vender mais na Black Friday são:

– Antecipar seu planejamento de vendas, marketing, preço, logística, etc, e alinhar com a equipe.

– Assegurar que sua infraestrutura esteja com total capacidade para atender a demanda. Isso vale para compras, controle de estoque, emissão de notas fiscais, logística e distribuição para atender aos pedidos no prazo combinado, divulgação de marketing e equipe de vendas treinada e pronta para atender ao cliente, seja nas lojas físicas, telefone ou e-commerce.

– Estar com o e-commerce bem estruturado para gerar uma boa experiência de compra aos clientes. Por isso, é importante verificar a velocidade de abertura e navegação no site, produtos em destaque, preços alinhados com vendas e com a divulgação que será feita, disponibilidade de meios de pagamento, entrega no prazo estipulado e pós-vendas.

E para que tudo isso flua harmonicamente e sem erros, a integração de sistemas é fundamental. Principalmente com o CRM, ERP e marketplaces.

Quais são as vantagens da integração do e-commerce com outros sistemas?

Ter o seu e-commerce integrado a outros sistemas vai agilizar muito suas vendas, facilitar pagamentos e também a entender melhor o comportamento do consumidor para que assim, você possa oferecer o que realmente ele deseja, além disso, irá melhorar a jornada de compras e gerar maior fidelidade.

Existe a possibilidade de integrar o e-commerce com qualquer sistema existente em sua empresa, mas os principais são:

CRM:

Esta é uma das integrações mais relevantes, principalmente em datas como a Black Friday. Sua empresa terá melhor controle de tudo o que acontece na jornada do cliente, desde a negociação até o fechamento do negócio, ficando mais fácil o processo de ação e tomada de decisão.

A ferramenta integrada ao e-commerce utiliza dos dados coletados e compila as informações gerando insights importantes de hábitos de compra para que a equipe possa traçar estratégias para proporcionar os produtos ideais no site, vendas casadas, promoções e outras ações para conquistar e fidelizar esse consumidor.

Marketplaces:

Com a integração do ERP a marketplaces é possível fazer a gestão dos produtos cadastrados em diversos canais de venda e obter maior controle de estoque, saber qual produto está com melhor saída, emissão de nota fiscal, etc.

Além disso, os marketplaces lhe dão a vantagem de ter mais visibilidade e negociações mais interessantes para seu negócio.

 

Sistema de gestão ERP:

O ERP é um sistema integrador de processos que otimiza a gestão estratégica do negócio. O software centraliza as informações e dá uma visão completa do negócio através de relatórios e controles de vendas, faturamento, estoque e logística. Com isso, as equipes conseguem traçar estratégias e melhorias para oferecer uma boa experiência durante a Black Friday.

Além disso, o ERP auxilia em vários outros processos, como: cadastro de produtos, gestão de estoque, planejamento de vendas, integração de dados, otimização na emissão de notas, gestão logística e melhoria no atendimento ao cliente.

– Gateways de pagamento: 

Disponibilizar ao cliente vários meios de pagamento é uma boa estratégia para vender mais, quanto mais fácil o pagamento, melhor!

A aprovação dos pedidos é facilitada, sem necessidade de conferir os valores na conta bancária.

– Gateways logísticos: 

Com o e-commerce integrado a um gateway logístico, sua empresa tem a agilidade para atender ao cliente e consegue fazer melhores negociações de fretes.

– BI (Business Intelligence): 

Os dados coletados no e-commerce podem ser analisados pelo BI e o processo de análise das informações fica muito mais rápido, ajudando os gestores na tomada de decisão com base em dados reais.

Como fazer a integração de sistemas?

Com seu e-commerce integrado aos demais sistemas, sua empresa consegue fazer um melhor acompanhamento de todo o fluxo de vendas e dos dados financeiros e operacionais. A integração com o e-commerce permite a unificação da sua loja física com a virtual, juntamente com o gerenciamento de todos os departamentos de uma forma mais simples e automatizada. Além disso, também é possível ter uma melhor gestão do estoque, reduzindo os custos da operação e a automação dos processos. Reduz falhas de comunicação e gera maior produtividade, pois a equipe poderá se dedicar a outras tarefas mais estratégicas. Com todo o fluxo ajustado, é natural que a experiência do cliente melhore, além dos resultados da empresa. Ter uma melhor gestão do seu negócio é essencial hoje em dia para ganhar competitividade. Então não deixe para pensar em integração de sistemas depois. Torne seus processos mais ágeis e eficientes.

Como fazer a integração de sistemas?

Com seu e-commerce integrado aos demais sistemas, sua empresa consegue fazer um melhor acompanhamento de todo o fluxo de vendas e dos dados financeiros e operacionais. A integração com o e-commerce permite a unificação da sua loja física com a virtual, juntamente com o gerenciamento de todos os departamentos de uma forma mais simples e automatizada.

Além disso, também é possível ter uma melhor gestão do estoque, reduzindo os custos da operação e a automação dos processos. Reduz falhas de comunicação e gera maior produtividade, pois a equipe poderá se dedicar a outras tarefas mais estratégicas. Com todo o fluxo ajustado, é natural que a experiência do cliente melhore, além dos resultados da empresa.

Ter uma melhor gestão do seu negócio é essencial hoje em dia para ganhar competitividade. Então não deixe para pensar em integração de sistemas depois. Torne seus processos mais ágeis e eficientes.

A n4link pode te ajudar.

n4link é uma plataforma híbrida de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.

 

A abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.