O conceito do CRM já está bem difundido entre as empresas e significa Customer Relationship Management ou Gestão do relacionamento com o cliente. Ele é uma ferramenta muito importante e se usada de forma estratégica, garante um melhor conhecimento sobre seu cliente e como acontece a sua jornada de compra, por isso entenda a importância de ter seu CRM integrado.
Mas, por que sua empresa precisa disso?
Quando falamos em conhecer o cliente, queremos estreitar o relacionamento com objetivo de ofertar um produto que ele realmente deseja e com isso, aumentar as vendas. Porém, o CRM é muito mais que apenas vender, é criar uma relação de confiança, desenvolvendo uma forte conexão entre ele e a organização. Além disso, manter um bom relacionamento com o cliente pode ser tão importante quanto conquistar novos consumidores. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Harvard Business School, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% aumentam os lucros em 25% a 95%.
O CRM é uma cultura de engajamento com consumidor que deve ser absorvida por toda a organização, mas, sem a tecnologia para ajudar a compilar todas as informações, será difícil realizar estratégias assertivas. Ele engloba toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam os processos de venda, suporte, marketing e outros relacionados ao contato com o cliente com o objetivo de construir relacionamentos duradouros entre a empresas, prospects e consumidores, permitindo o monitoramento de suas interações, registros, histórico e garantindo mais assertividade das ações de vendas e marketing, pois, com informações atualizadas, ficará mais fácil entender quais as dores dos consumidores, o que ele realmente quer e o timing para ofertar o produto ou serviço certo.
Fidelizar o cliente é um grande desafio para as organizações e o CRM pode ajudar muito neste processo.
As principais vantagens para a implementação de uma ferramenta de CRM são:
- Centralização dos dados
A ferramenta automatizada de CRM compila todas as informações e assim, a equipe tem um banco de dados único e de fácil acesso tanto para realizar estratégias de vendas quanto para realizar o atendimento.
- Fidelização
A fidelização do cliente é o grande desafio e desejo de todas as empresas. Afinal, é muito mais barato manter o consumidor dentro de casa do que conseguir um novo. De acordo com a análise das informações contidas no CRM, as equipes poderão implementar novos produtos, ajustá-lo se necessário, ofertar a melhor solução de acordo com suas necessidades e desejos.
- Aumento de produtividade
A ferramenta automatizada do CRM permite que o tempo seja melhor utilizado pelas equipes, evitando a inserção de dados manualmente, por exemplo, focando no core business da empresa.
- Aumento do ticket médio
Um cliente satisfeito é aquele que compra novamente. Ele também irá indicar sua empresa a outras pessoas e falar bem publicamente de você. Consequentemente, suas vendas aumentarão com essa publicidade gratuita e de credibilidade! Ter um cliente satisfeito é ter um embaixador da marca e isso é muito valioso!
- Autonomia para a equipe de vendas
O CRM permite que o vendedor conheça bem as dores e incertezas do consumidor. Assim, a equipe pode ofertar a melhor solução no momento certo.
Porém, não basta apenas ter um CRM. É preciso integrá-lo com outros sistemas.
Claro que somente a ferramenta de CRM ajuda muito, mas se ela não estiver integrada a outros sistemas da sua empresa, você não vai conseguir utilizar todo o seu potencial estratégico.
Integrar o seu CRM a um sistema de gestão ERP, por exemplo, será muito importante, pois você conseguirá controlar o fluxo de vendas, logística e demais processos operacionais, tornando o negócio mais rentável.
Outras aplicações de integração também irão ajudar a alavancar seu negócio, como a integração do CRM com o seu e-commerce. Assim, será possível analisar as informações relativas a hábitos de consumo para oferecer produtos personalizados e direcionados a cada cliente.
Além disso, o CRM integrado com vendas e marketing é de extrema importância para que as equipes elaborem ações assertivas que gerem mais visibilidade, vendas, fidelização e lucro.
Existem outras integrações possíveis com o seu CRM, e se você quer saber como tornar seu negócio mais rentável e otimizado, fale com a n4link. Temos a solução perfeita de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.