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E-commerce, quais as principais integrações?

Você já se viu tendo problemas com as conexões internas do seu sistema de e-commerce? Isso é mais normal do que parece e pode ser resolvido através das integrações.

A pandemia aumentou exponencialmente o número de e-commerces abertos. Segundo Luiza Vilela, produtora de conteúdo do site Consumidor Moderno, o setor teve uma expansão de 75% em meio a pandemia. As pessoas viram necessidade de buscar novas formas de renda e tentaram arriscar o uso das lojas online para isso, mesmo sem terem conhecimento específico no assunto.

E por mais que a ideia seja muito boa, com alta possibilidade rentável, a falta de entendimento técnico começou a acarretar diversos problemas para muitos e-commerces que vemos por aí. Desconexão entre setores, erros de faturamento, logística e muitos outros…

Esse tipo de problema ocorre principalmente pela falta de uma integração feita da forma correta. As integrações de sistemas servem para ligar um setor ao outro através da mesma plataforma. Assim, você consegue otimizar tempo e gastos, além de ter altas chances de melhorar os seus lucros através de um sistema mais simples e otimizado.

“Tá, okay, já entendi que as integrações podem me ajudar. Mas por onde eu começo?”

E aí está uma boa pergunta. O primeiro passo é entender a fundo como ela vai ajudar todos os setores. Veja abaixo, quais os 6 tipos de integração que a n4link indica como primordiais para um e-commerce:

1 - LOGÍSTICA

Lembra daquela vez em que você, repentinamente, recebeu um texto imenso de uma reclamação feita por um consumidor que não teve o seu pedido entregue no prazo? O pior é que, quando você foi verificar no sistema, havia sido feita uma tentativa de comunicação, mas a mensagem não chegou a tempo para o setor responsável resolver.

A integração de logística vai evitar esse tipo de situação. Com esse sistema integrado, qualquer problema que ocorra poderá ser resolvido a tempo de deixar o seu cliente satisfeito, já que a comunicação estará otimizada e será mais assertiva.

2 - CRM

Um outro grande coringa que pode ajudar o seu e-commerce é o Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente).

Essa ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço nas integrações de sistemas e é PERFEITA para os e-commerces. De forma geral, o CRM armazena dados dos clientes e potenciais clientes, por exemplo, dados de cadastro, registros de interação e outras informações.

Com os dados armazenados, essa ferramenta te ajuda a:

  • Conectar e informar a equipe comercial sobre o histórico, os dados pessoais e as preferências de compras do cliente.
  • Simplificar os registros para que você consiga otimizar o acompanhamento de leads.
  • Rastrear ativamente as informações dos clientes.

Além disso, ele te deixa mais tranquilo, pois garante que os dados estarão armazenados em um local seguro e prontos para serem utilizados quando necessário.

3 - MEIOS DE PAGAMENTO

Segurança e praticidade são essenciais, principalmente no momento de passar o cartão.

Integrar os meios de pagamento deixará o processo mais seguro para o cliente e otimizará os processos internos do seu e-commerce.

Automatização de baixas, registro de compras e muitas outras funções são possibilitadas por essa integração.

4 - TIPOS DE FRETE

Os altos preços de frete são responsáveis por 70% das desistências de compra, segundo pesquisa realizada pelo SAP (Sistema de apoio à pesquisa).

Com a integração que possibilita tipos de frete diferentes, você pode movimentar diversas campanhas. Oferecer frete grátis, por exemplo, pode melhorar a satisfação do seu cliente, aumentando o LTV (Life Time Value) e, consequentemente, os lucros da sua empresa.

5 - CHAT ONLINE

Também em pesquisa realizada pelo SAP, foram encontrados resultados que indicam um aumento de 49% na satisfação dos clientes que tiveram contato com chat online 24 horas.

Dentro da integração de e-commerces esse é um ponto importantíssimo a ser levado em consideração, e essa função também pode ser aplicada à sua empresa.

6 - MARKETING

Você já parou para pensar como um sistema ERP pode ajudar o marketing do seu e-commerce?

O setor de marketing precisa promover um produto, e essa promoção pode ser feitas de incontáveis e diferentes formas. Ter acesso a informações de logística, chat e CRM, por exemplo, é muito importante para que o setor de marketing seja capaz de ponderar e identificar as estratégias mais interessantes a serem utilizadas no momento certo. 

Além disso, um sistema ERP possibilita a automatização de alguns processos para o setor de marketing, otimizando as demandas e ajudando a aumentar as conversões do seu e-commerce.

Você ainda tem dúvidas sobre algum ponto? Quer ajuda para entender e aplicar essas incontáveis funções ao seu e-commerce?