No momento, você está visualizando O que é um sistema híbrido de integração?

O que é um sistema híbrido de integração?

O Sistema Híbrido de integração ou Hybrid Integration Platform (HIP) é uma solução que possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, de forma segura, ágil e eficiente.

Segundo definição do Gartner Group, é o centro do qual saem todas as funcionalidades que asseguram a integração simples de múltiplas iniciativas em transformação digital de uma organização.

E por falar em transformação digital, hoje é imprescindível que as empresas integrem seus sistemas trabalhando de forma conectada e com informações atualizadas em tempo real. O HIP torna-se uma excelente solução, pois é uma abordagem de integração mais abrangente e que disponibiliza os dados para todas as demais áreas da empresa.

Quer saber mais sobre o Sistema Híbrido de integração? Continue lendo esse artigo.

Por que usar o Sistema Híbrido de Integração (HIP)?

A transformação digital já é uma realidade e as empresas precisam se adequar ao novo modelo de gestão que exige respostas e tomada de decisão rápidas. E para tanto, elas precisam muito mais que do que uma abordagem centrada na adoção e gestão do tradicional conjunto de ferramentas de integração. Precisam de uma abordagem de integração mais abrangente e que forneça as informações atualizadas e em tempo real a todos os demais setores da organização, e isso, é possível com o sistema híbrido de integração (HIP).

O HIP conecta diversos sistemas dentro da empresa de forma eficiente e reduz, consideravelmente, a possibilidade de falhas na comunicação entre sistemas e plataformas, tornando o serviço acessível a todas as áreas de negócio, times de desenvolvimento e até a usuários, sem prejudicar a operação.

As plataformas de integração híbrida atuam como um plano de harmonização sistêmica, ou seja, alinha o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formato variado, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos. Sua flexibilidade permite que a interação seja muito mais segura, adaptável e multiuso.

Vantagens do Sistema Híbrido de Integração - Hybrid Integration Platform (HIP)

O HIP possui diversas vantagens, mas a principal delas é a integração de qualquer sistema dentro da empresa, mesmo de softwares legados. Ele é 100% cloud e isso se traduz em segurança e em uma comunicação inteligente, rapidamente disponível e atende todos os tipos de necessidades e modelos de negócios. Além disso:

– A integração com plataforma híbrida, garante às empresas diversidade de meios para fornecer produtos ou serviços em tempo real e em grande escala.

Redução dos custos operacionais, pois toda a atualização é feita na nuvem e assim, não há necessidade de as empresas investirem na atualização de diversos softwares. Tudo é integrado e atualizado rapidamente.

– A plataforma de integração híbrida (HIP) mantém todos os recursos necessários para evolução, manutenção e monitoramento das diversas camadas de integração independente da complexidade.

– Todo gerenciamento das integrações é realizado em um único lugar e disponível a todos os setores da empresa e, portanto, é muito mais confiável.

– Escalabilidade. Pode ser implementado de acordo com a necessidade de cada empresa.

Como fazer a implementação de uma plataforma HIP?

Primeiramente é necessário que a empresa liste suas prioridades de integração de curto, médio e logo prazo e discrimine quais são os recursos que possui para a integração. Assim, será possível prever qual o tempo de implementação e se haverá a necessidade de ajuda de uma consultoria especializada.

Segundo o Gartner Group, existem quatro dimensões que precisam ser consideradas para a implementação de uma plataforma de integração híbrida (HIP):

  1. Personas de integração

São os tipos de usuários que vão operacionalizar a implementação (desenvolvedores, cientistas de dados, etc).

  1. Domínios de integração

São os tipos de casos de uso de integração que a implementação do HIP vai resolver, como aplicações, dados, ecossistemas (B2B) e processos. 

  1. Endpoints

São os locais onde os sistemas serão integrados. Por exemplo: on-premise, na nuvem, em dispositivos móveis e IoT. 

  1. Modelos de implantação e operação

Onde o HIP irá operar: cloud, on-premise, ambiente híbrido ou embedded em dispositos IoT.

Quais são os resultados?

A plataforma de integração híbrida (HIP) irá ajudar sua empresa a ter resultados mais rápidos, pois reduz a falha de comunicação entre as informações contidas nos departamentos com muito mais segurança e escalabilidade, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Por isso, é muito importante contar com uma consultoria com expertise no mercado e com profissionais capacitados para identificar qual é a real necessidade da organização, desenvolver um projeto assertivo e que gere os resultados esperados, já que o processo de integração de sistemas envolve uma série de fatores que se não forem considerados, podem comprometer a efetividade da implementação.

Neste processo, a n4link pode ajudar!

n4link é uma plataforma híbrida de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.

Possui a abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) que possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Essa integração de recursos promove inovações importantes e reduz consideravelmente, as possibilidades de riscos na comunicação entre sistemas e plataformas. Alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.

As principais vantagens em integrar os sistemas da sua empresa com a n4link são:

 – Integração entre sistemas de forma rápida e simples, tornando os processos das empresas mais ágeis e eficientes.

– Maior controle e segurança das informações.

– O gerenciamento das integrações é realizado em um único lugar e com todos os recursos necessários para evolução, manutenção e monitoramento das diversas camadas de integração independente da complexidade.

– A n4link alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.

– Integrações com diversos softwares e sistemas legados.

– Redução de até 70% do custo de desenvolvimento e 60% no tempo de implementação.

Confira como podemos te ajudar no processo de integração de sistemas.