Você está visualizando atualmente Data Driven, O que é e como pode ajudar sua empresa

Data Driven, O que é e como pode ajudar sua empresa

Com a forte concorrência entre as organizações e a corrida para ganhar uma fatia do mercado do consumidor cada vez mais exigente, pautar as decisões baseadas em dados é questão de sobrevivência. É aqui que o conceito de Data Driven aparece como uma solução estratégica.

Somente no primeiro semestre de 2022, mais de dois milhões de CNPJs foram criados no Brasil. A cada dia são abertas milhares de empresas e outras são encerradas. Muitos desses fechamentos se dão por falha na análise do mercado e consequentemente, por estratégias e decisões erradas.

Tornar-se uma empresa Data drive é fundamental. Mas você sabe o que é e as vantagens em investir nessa estratégia? É sobre isso que iremos falar neste artigo.

Data Driven – o que é?

Data driven não é uma ferramenta, mas sim, um processo organizacional onde as estratégias e as tomadas de decisões de uma empresa são baseadas em dados. Consiste em uma metodologia onde a organização, através da análise de dados, sabe exatamente qual o cenário que se encontra e quais são suas oportunidades, proporcionando maior vantagem competitiva para realizar ações estratégicas para seu negócio.

A cada dia, as empresas coletam muitos dados de todos os seus stakeholders gerando um universo gigantesco de informações. E, para que esses dados sejam analisados de forma efetiva, as empresas Data driven utilizam várias tecnologias como o Big Data, IA (Inteligência artificial), Machine learning, entre outras. Essas ferramentas coletam as informações de diversas fontes e cruzam os dados a fim de entregar um panorama do mercado, quem são seus consumidores, concorrentes e principalmente, identificar oportunidades para que os gestores possam tomar decisões mais assertivas.

Não podemos deixar de mencionar que os dados somente são úteis quando se transformam em informação relevante e para que elas se tornem em estratégias são necessárias pessoas. Sem uma equipe capacitada não existe empresa de sucesso.

Como funciona o Data driven?

Para utilizar a metodologia do Data driven é necessário contar com o apoio da tecnologia em algumas ferramentas como Big Data, Inteligência artificial e Machine Learning. Estas irão coletar e analisar um grande volume de dados através de diversas fontes como: planilhas e relatórios de vendas, CRM, site da empresa, dados externos, etc, e fazer o cruzamento das informações de acordo com a necessidade da empresa.

Para que esses dados sejam transformados em ações estratégicas, é preciso uma equipe capacitada que tenha acesso às informações de forma rápida e segura através da integração com os processos e operações da empresa. Ou seja, as informações ficam armazenadas em nuvem e em um sistema centralizado onde todos possam ter acesso aos mesmos dados rapidamente.

Os profissionais da empresa têm importante papel em tornar o Data driven uma cultura organizacional. E, conforme sua utilização, as estratégias de todos os departamentos tornam-se mais assertivas já que são baseadas em dados.

Na prática, as ferramentas trabalham de forma analisar dados para solucionar problemas, ou seja, a Big data irá coletá-los e analisá-los. A Inteligência artificial irá encontrar formas através de seus algoritmos para usá-los a favor do negócio e o Machine learning vai tornar cada aprendizado da máquina mais inteligente. Desta maneira, os processos podem ser integrados e usados para proporcionar uma melhor experiência ao cliente quando ele compra um item no e-commerce da sua loja virtual, por exemplo.

Qual a diferença entre Data driven e Analytics driven?

Ambos possuem o conceito de analisar dados, porém, o Data driven se baseia em números e modelos preditivos e possui abordagem mais quantitativa. Já o Analytics driven vai além da análise de dados quantitativos, interpretando também as informações de forma mais qualitativa.

Na verdade, são ferramentas complementares para que as empresas possam ter mais embasamento para a tomada de decisão.

Quais as vantagens em ser uma empresa Data driven?

São muitas as vantagens em adotar a estratégia Data driven, mas a principal é tornar-se competitivo e oferecer melhor experiência de compra aos seus clientes.

Decisões baseadas em dados: ao analisar os dados coletados do mercado, a empresa conta com informações relevantes e confiáveis para que seu time tome decisões estratégicas e mais assertivas.

– Identificar oportunidades: ao analisar grandes volumes e dados e cruzá-los é possível identificar tendências de consumo, mudanças de comportamento do cliente e se antecipar para ganhar mercado, lançar novos produtos à frente de seus concorrentes e até rever seu posicionamento de marca

Maior produtividade: com as informações disponíveis e integradas, os colaboradores passam a ter mais autonomia nas atividades tornando os processos mais ágeis e práticos. Somado a isso, ainda conseguem propor soluções e melhorias baseados em dados confiáveis, minimizando erros e ganhando mais produtividade.

Maior controle do investimento: quando não tem informação suficiente, a empresa não consegue determinar com precisão qual foi o retorno do investimento de cada ação realizada. A partir do momento em que a organização passa a ter a cultura de Data driven, torna-se mais efetiva a análise de qual ação foi mais assertiva e quais foram os resultados.

Clientes mais fiéis: conhecer e antecipar as necessidades dos seus clientes oferecendo produtos de acordo com seus desejos é o que torna a empresa competitiva no mercado. Com a utilização do Data driven, todas as informações servem de insumo para o melhor entendimento do consumidor e a criação de novos produtos e/ou estratégicas para idealizá-los.

Redução de custos: com os processos integrados, otimizados e automatizados, há maior eficiência na operação, na comunicação entre departamentos e redução de erros estratégicos. Consequentemente, a empresa reduz seus custos já que as decisões tornam-se mais assertivas. Para tanto, é essencial que as informações estejam integradas.

Como implementar o Data driven na empresa?

Antes de tudo é importante contar com profissionais capacitados para identificar e utilizar os dados coletados de forma assertiva. Saber interpretar as informações para propor a estratégia correta é essencial, pois sem isso, a empresa apenas terá um “bando de dados”.

Além disso, a implementação do Data driven passa diretamente pela adoção de uma cultura organizacional orientada a dados. Os gestores deverão incorporar à sua rotina de trabalho a metodologia e compreender o valor desses dados para o sucesso da empresa.

Porém, sem a tecnologia não é possível implementar o Data drive, afinal serão as ferramentas tecnológicas que farão a coleta, armazenamento e cruzamento dos dados para gerar relatórios e fornecer insights. Sendo assim, é imprescindível que a empresa avalie quais serão as tecnologias mais apropriadas aos seus objetivos e necessidades. Como já mencionamos, Big data e Inteligência artificial são as principais para coletar e analisar grandes volumes de dados.

Como utilizar o Data driven para alavancar seu negócio?

O benefício mais importante da cultura Data driven é a tomada de decisão baseada em dados concretos. Muitas empresas ainda acham que ter um investimento alto para análise de dados não faz diferença em seu negócio, mas, provavelmente, irão sentir as consequências em breve. Afinal, o mercado vem se tornando cada vez mais competitivo e os consumidores, mais exigentes. Tornar os processos mais eficientes, rápidos e integrados é essencial.

Sem a cultura voltada a dados, as informações ficam centralizadas em sistemas diferentes nos departamentos da empresa e com isso, não são aproveitados em todo o seu potencial, além disso, as informações podem se tornar divergentes e ser passíveis de erro em sua análise.

Quando a empresa adota o Data driven, ela implanta um sistema unificado onde as informações são centralizadas em um único local e compartilhadas com segurança, em nuvem, integrando todos os sistemas existentes na empresa para que recebam e alimentem os departamentos com a mesma informação.

Já pensou na eficiência nos processos quando Marketing, Financeiro, Logística, RH, Estoque e Vendas estão trabalhando juntos e integrados? Todos os dados podem ser cruzados, gerando uma visão geral e estratégica da empresa e assim, a equipe poderá traçar ações mais efetivas e tomar decisões assertivas. As deficiências operacionais de um setor podem ser resolvidas mais rapidamente, os processos podem ser melhorados, as tarefas automatizadas e a empresa passa a alavancar suas operações com muito mais resultado.

E para obter o máximo potencial do Data driven é importante que os softwares que a empresa irá trabalhar para coletar e analisar os dados estejam integrados com todos os sistemas existentes na empresa. Só assim, será possível que as informações circulem com maior fluidez, sem erros de comunicação e de forma segura dentro de todos os departamentos.

Neste processo, a n4link pode ajudar!

n4link é uma plataforma híbrida de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.

Possui a abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) que possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Essa integração de recursos promove inovações importantes e reduz consideravelmente, as possibilidades de riscos na comunicação entre sistemas e plataformas. Alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.

As principais vantagens em integrar os sistemas da sua empresa com a n4link são:

 – Integração entre sistemas de forma rápida e simples, tornando os processos das empresas mais ágeis e eficientes.

– Maior controle e segurança das informações.

– O gerenciamento das integrações é realizado em um único lugar e com todos os recursos necessários para evolução, manutenção e monitoramento das diversas camadas de integração independente da complexidade.

– A n4link alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.

– Integrações com diversos softwares.

Confira como podemos te ajudar no processo de integração do RH da sua empresa. Fale com nossos consultores.