No momento, você está visualizando Internet das Coisas, o que é quais as vantagens

Internet das Coisas, o que é quais as vantagens

Internet das coisas ou IoT (Internet of things) refere-se a interconexão digital de objetos com a internet. É um eletrônico que consegue se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio.

Na prática, trata-se de conectar dispositivos com a internet para que interajam com as pessoas, aplicativos e entre si. Hoje, já está sendo muito utilizada e faz parte do dia a dia das pessoas. A Internet das coisas está presente por exemplo, no smartphone, Smart TV, aplicativos móveis conectados a serviços digitais como streaming, Netflix, Youtube, Waze, entre outros.

Um dos principais componentes da Internet das coisas são os sensores, responsáveis por coletar dados do ambiente ou dispositivo em que estão aplicados e junto a esses, existem os atuadores, que podem alterar as condições físicas que geram quaisquer dados necessários.

O IoT exige uma arquitetura de TI de alto nível e envolve ferramentas complexas que devem atuar em conjunto viabilizando seu melhor funcionamento com eficiência e controle. Além disso, como o volume de dados trafegados com a IoT é muito grande, deve-se ter uma preocupação maior com a segurança da informação e sendo assim, o acesso à nuvem é essencial para que os dispositivos se comuniquem e os dados sejam acessados de forma mais rápida e segura.

Como o IOT consome muito espaço na rede das empresas, muitas já estão utilizando o método de computing edge que permite que uma parte dos dados coletados pela IoT seja processada no próprio dispositivo ou em bancos de dados remotos, gerando uma diminuição na carga sobre a infraestrutura de TI.

A Internet das coisas é uma tecnologia que tende a crescer cada vez mais. Segundo um levantamento realizado pela IDC a expectativa é que os gastos com IoT alcancem cerca de US$ 1,1 trilhão em 2023. Ainda, conforme dados da Accenture espera-se que a IoT injete US$ 14,2 trilhões à economia global em 2030 e aproximadamente 90 zettabytes de dados em 2025. Por isso, é necessário pensar nas estruturas de TI desde já!

Benefícios da Internet das Coisas (IoT)

Para as pessoas, a IoT já está presente através das casas inteligentes onde os eletrônicos se comunicam com um smartphone para permitir que o usuário gerencie os ambientes na palma da mão, além dos carros inteligentes.

São muitas as possibilidades de utilização da IoT em diversas áreas: saúde, indústria, agronegócio, serviços, varejo, etc.

Na saúde, muitos hospitais já vêm utilizando a tecnologia para monitoramento e cruzamento de dados de seus pacientes; controle automático da temperatura de geladeiras que armazenam medicamentos, entre outras soluções.

No varejo, a IoT permite automatizar os processos, identificando os horários de maior fluxo de clientes, lojas mais frequentadas, etc e com isso, conhecer melhor seu cliente para ofertar sempre o produto certo, no momento certo.

Companhias de logística já utilizam o RFID (Radio Frequency Identification) que usa o conceito de etiquetas e chips minúsculos para coleta e armazenamento de dados via sinais de rádio que rastreiam qualquer carga ou objeto.

Nas empresas, o IoT pode ser utilizado com outras tecnologias a fim de otimizar o negócio.

Por exemplo, com o machine learning integrado ao IoT, a empresa pode compreender melhor os padrões ocultos nos dados coletados, analisando grandes volumes por meio de algoritmos sofisticados. E com isso, possui mais informações para melhorar seus processos e ter resultados mais eficientes ganhando vantagem competitiva.

A Inteligência artificial (IA) também é uma tecnologia importante para implementação de projetos de Internet das coisas, pois através dela será possível fazer com que as máquinas compreendam, traduzam, analisem e reproduzam a linguagem humana.

A otimização de atividades não ocorre apenas no mercado, mas também na sociedade como um todo. A IoT tende a reduzir o uso de cabos e fios elétricos e com mais velocidade de tráfego e análise de dados é possível haver uma melhor tomada de decisão, processos mais rápidos, eficientes e eficazes que gerem valor para as companhias e às pessoas em geral.

Para as empresas, adaptar-se e preparar-se para esta tecnologia facilitará as formas de fazer negócios e poderá ser usado como estratégia competitiva. 

Hoje, a IoT já possui grande impacto, pois afeta as formas de pagamento (ao oferecer ferramentas virtuais para os consumidores pagarem serviços e produtos) e os equipamentos usados na cadeia produtiva.

A chegada da rede 5G irá beneficiar ainda mais a Internet das Coisas e a tendência é que cada vez mais produtos estejam ligados à rede. Os produtos se tornarão mais inteligentes e, por outro, lado, os consumidores, mais exigentes.

Como vimos, a Internet das coisas possui muitas aplicações e a tendência é surgirem muito mais inovações nos próximos anos.

O IoT irá se conectar a tudo a fim de gerar mais informação, produtividade, eficiência, segurança e inteligência aos negócios e às pessoas.

Essa transformação no mercado desafiará constantemente as empresas a inovarem criando soluções que mudarão a forma como interagimos. Estar preparado é fundamental para o sucesso do negócio

Comece agora a transformação digital integrando os sistemas da sua empresa.

n4link é uma plataforma híbrida de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.

A abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.