Você está visualizando atualmente Por que integrar o ERP a outros sistemas?

Por que integrar o ERP a outros sistemas?

O ERP é um sistema conhecido e utilizado em muitas empresas. Ele auxilia na organização das informações, deixando-as centralizadas em um único local tornando assim, os processos mais rápidos e seguros, por isso vamos te ajudar a entender quais as vantagens de integrar o ERP a outros sistemas.

As companhias que já possuem o sistema observam muitas vantagens e se utilizado em seu potencial máximo e integrando-o a outros sistemas da empresa, proporciona uma vantagem competitiva muito grande.

Mas, o que é o ERP?

A sigla ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial. Trata-se de um sistema integrador de processos que otimiza a gestão estratégica e inteligente do negócio, contribui para que sejam melhorados os processos internos e integra as atividades de diferentes setores, como finanças, vendas, estoque e recursos humanos.

O ERP permite que a empresa estude o cenário real de todos os departamentos através dos diversos relatórios, gestão de vendas, controles de faturamento, estoque e logística. Consequentemente, há uma redução de custos e otimização de tempo da equipe. Além disso, centraliza as informações em uma única plataforma que permite com que o fluxo de dados tenha maior fluidez, assim todos os departamentos podem pesquisar a informação com mais facilidade e maior segurança.

Com um ERP, é possível fazer controle de estoques, emitir notas fiscais, controlar as finanças, melhorar a logística e distribuição dos produtos, entre outras vantagens. Se ele for integrado a outros sistemas, as funcionalidades são ampliadas, tornando o dia a dia dos usuários muito mais produtivo e estratégico.

E na prática, quais são as vantagens do ERP?

São muitas as vantagens que as empresas ganham ao utilizar um sistema de gestão ERP. Entre ela, citamos as principais:

- Redução de custos:

O ERP automatiza os processos e assim, elimina a necessidade do trabalho manual em diversos setores administrativos da empresa, o que gera economia na contratação de pessoas. Além disso, a equipe consegue ficar mais focada no core business da empresa.

- Menos erros

O ERP substitui todos os processos operacionais de atividades repetitivas e em grande escala. Ao tornar os processos automatizados, o sistema fará as atividades em menor tempo e com menor probabilidade de erros.

- Gestão de estoque:

Todas as informações sobre o estoque ficam centralizadas no ERP. A empresa controla a entrada e saída das mercadorias e também, disponibilidade e entrega para melhor logística.

- Planejamento de vendas:

É possível gerar diversos relatórios sobre o comportamento do consumidor (ticket médio, fluxo de vendas, sazonalidade, entre outros), e com isso, as equipes têm mais informações para criar campanhas promocionais mais assertivas.

- Otimização na emissão de Notas fiscais:

O ERP automatiza e agiliza o processo de emissão de notas, disponibilizando as informações necessárias para cumprir as obrigações legais de maneira muitos mais simples.

- Gestão Logística:

A ferramenta ERP ajudará a empresa a realizar uma boa gestão do pedido, atualizando os status como separação do produto, empacotamento, despacho, transporte e entrega.

- Melhoria no atendimento ao consumidor:

Com todos os processos organizados e informações disponíveis, fica mais fácil para a empresa atingir maior excelência no atendimento do seu cliente.

O ERP ainda pode ajudar em muitos outros processos e estratégias dependendo das necessidades de cada companhia. Para as empresas que querem vender mais, otimizar seus processos e oferecer uma melhor experiência aos seus consumidores, possuir um sistema de gerenciamento é fundamental.

- Integração de dados:

Integração do sistema ERP a outros sistemas gera vantagem competitiva já que a informação ficará disponível para todos os departamentos de forma atualizada e organizada.

E por que integrar o seu ERP a outros sistemas?

Sabemos que no mercado em qualquer área, a competição é bastante acirrada. Uma grande venda pode depender de uma decisão ou ação tomada antes do seu concorrente. Integrando o seu ERP a outros sistemas utilizados na sua empresa, o fluxo de informação será muito mais fluido e fácil de ser consultado e assim, as decisões estratégicas serão tomadas com mais rapidez, ganhando vantagem competitiva.

Além disso, podemos citar ainda outras vantagens:

- Melhor eficiência:

Integrando seu ERP a outros sistemas da empresa melhorará a eficiência de todos os programas já que as informações serão compartilhadas e estarão disponíveis a todos tendo um ganho significativo na melhor tomada de decisão e formulação de estratégias.

- Confiabilidade dos dados

Os dados ficam mantidos no seu ERP e integrando-o a outros sistemas, a troca de informação é mais segura e sem a necessidade de intervenção humana, o que proporciona menos erros.

- Agilidade na tomada de decisões

Estando todos os dados dentro do ERP e integrados aos demais sistemas da sua empresa, fica muito mais fácil e rápido o processo de decisão já que você não precisará buscar informações em diversas planilhas e ficar cruzando dados para chegar a alguma conclusão. O sistema conta com uma série de relatórios para que os gestores possam fazer as devidas análises, optando pelas melhores escolhas para cada momento.

Quais as possibilidades de integração do ERP?

O ERP é um sistema flexível e pode ser integrado a diversos outros sistemas dependendo do objetivo que a empresa quer atingir.

Vamos citar alguns tipos de integração:

- Marketplaces:

Com a integração do ERP a marketplaces é possível fazer a gestão dos produtos cadastrados no ERP em diversos canais de venda e obter maior controle de estoque, saber qual produto está com melhor saída, emissão de nota fiscal, etc.

- CRM:

Sua empresa terá melhor controle de tudo o que acontece na jornada do cliente, desde a negociação até o fechamento do negócio, ficando mais fácil o processo de ação e tomada de decisão.

- Gateways de pagamento:

A aprovação dos pedidos é facilitada, sem necessidade de conferir os valores na conta bancária.

- Gateways logísticos:

Possibilidade de fazer cotações de fretes e impressão de etiquetas de envio.

- BI (Business Intelligence):

Com todas as informações centralizadas no ERP, o processo de análise dos dados fica muito mais rápido e ajuda os gestores na tomada de decisão com base em dados reais.

- Integração do ERP com e-commerce

Talvez a maior vantagem atualmente seja a integração do ERP com seu e-commerce. Isso porque, a pandemia acelerou o processo de transformação digital e hoje, a maioria das empresas vendem seus produtos on-line.

Quais as vantagens de integração do ERP com o e-commerce?

Com esta integração, é possível:

– Cadastrar seus produtos, preços e disponibilidade em seu e-commerce e integrado ao ERP, fazer uma melhor gestão de distribuição e logística, fluxo de caixa, estoque, etc.

– As informações ficam centralizadas e ao receber o pedido no ERP, o mesmo já faz o processo para baixa no estoque e emissão de nota fiscal. Devido a integração, não é preciso digitar todas as informações para concluir o processo de envio.

– Melhor acompanhamento dos dados financeiros e operacionais. A integração com o e-commerce permite a unificação da sua loja física com a virtual, juntamente com o gerenciamento de todos os departamentos de uma forma mais simples e automatizada.

– Como o ERP automatiza vários processos, ele reduz erros e economiza o tempo da equipe que antes fazia todo o trabalho manualmente e esta, poderá se dedicar a outras tarefas mais estratégicas, aumentando assim, sua produtividade.

– Maior satisfação do cliente. A integração do e-commerce com um software ERP faz com que os processos fiquem automatizados e a atualização seja em tempo real, ou seja, o cliente tem uma melhor experiência de compra, pois conseguirá visualizar as informações referentes ao seu pedido mais rapidamente.

– Com os sistemas integrados, todos os pedidos feitos no e-commerce são computados no sistema e já separados para envio com emissão da nota fiscal. Tudo simples e automatizado.

– O e-commerce exige um controle de estoque ainda mais preciso sendo possível enxergar a disponibilidade do produto em tempo real. Com a gestão do estoque é possível prever para que não falte produtos ou que eles não se acumulem, com isso, os custos diminuem consideravelmente.

– O ERP integrado também emite relatórios mais precisos o que ajuda no processo de decisão estratégica e melhor controle financeiro e fluxo de caixa.

Ter uma melhor gestão do seu negócio é essencial hoje em dia para ganhar competitividade.

São muitas as possibilidades de integração do ERP para tornar a rotina da sua equipe mais ágil e eficiente. Vale a pena conversar com uma empresa expert em integração de sistemas e verificar qual a melhor aplicação para seus objetivos.

A n4link é uma plataforma híbrida de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.

A abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.