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Quais são as tendências da tecnologia?

Investir em tecnologia hoje é essencial para que as empresas concorram no mercado, ainda mais com a grande diversidade de tendências da tecnologia. Novos softwares e aplicativos são criados constantemente a fim de gerar maior vantagem competitiva para as companhias. Com isso, um enorme número de dados precisa ser processado mais rapidamente para que sejam geradas informações relevantes. E para que isso aconteça, é muito importante que os sistemas da empresa estejam integrados.

O cenário atual aponta para diversas tendências tecnológicas e todas estão acontecendo a uma velocidade muito rápida, sendo que a maioria delas irá exigir das empresas integração de dados e sistemas.

Segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, 45% dos recursos materiais e humanos em novos projetos de TI serão desenvolvidos já considerando a integração entre sistemas. Um exemplo já em evidência e uma das tendências em tecnologia é a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) que nada mais é que conectar um aparelho a outro a fim de proporcionar maior interação e facilidades, ou seja, tudo o que estiver associado a tecnologia será conectado através de um mesmo sistema, uma mesma integração. Aparelhos eletrodomésticos, celulares, tablets e computadores poderão compartilhar e receber dados sem a necessidade de intervenção humana o que facilitará muitas transações.

Estar com os dados, informações e sistemas integrados é essencial para que a empresa ganhe vantagem competitiva e otimize sua eficiência operacional reduzindo custos.

Internet das Coisas (IoT)

Podemos dizer que a Internet das coisas diz respeito a conectar dispositivos com a internet para que eles interajam com as pessoas, com aplicativos e entre eles.

Eles já estão presentes no dia a dia. Um exemplo são os smartphones, Smart TVs, Netflix, Youtube, Waze, etc. E, para que tudo isso funcione e converse entre si, são necessárias as integrações entre sistemas.

A chegada da rede 5G também beneficiará em muito a conectividade da IoT e a tendência é que cada vez mais produtos estejam ligados à rede.

Inteligência Artificial - IA

Segundo a pesquisa da IDC (International Data Corporation) até 2023 um quarto das empresas adquirirá pelo menos um projeto de software de IA e suas vertentes, como machine learning e deep learning. Estas tecnologias vêm ganhando cada vez mais força em setores como marketing, engenharia, educação e desenvolvimento de software.

Estar integrado a outros sistemas para a leitura de dados é essencial para qualquer projeto de IA.

Cloud

Utilizar sistemas em nuvem oferece diversas vantagens como redução de custo, mais segurança para os dados que trafegam na internet, agilidade, inovação e oportunidade de expansão com a aceleração digital.

Migrar um sistema ERP, por exemplo, para a nuvem proporciona escalabilidade, melhor controle e gestão do negócio e atualização constante.

Além disso, os SAAS (Software as a service), utilizam a nuvem para promover sistemas de integração eficientes.

A abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem de forma segura, ágil e eficiente. Essa integração de recursos promove inovações importantes e reduz consideravelmente, as possibilidades de riscos na comunicação entre sistemas e plataformas.

Chatbot

O chatbot vem sendo muito utilizado pelas empresas para atendimento em geral, suporte, pós-venda, etc. Para esse tipo de tecnologia é essencial a integração entre os sistemas.

O grande desafio dos próximos anos para o chatbot será o de melhorar e amadurecer as suas funcionalidades e integrações permitindo mais assertividade, flexibilidade, segurança e agilidade aos atendimentos.

Experiência por voz

Em busca de maior rapidez e agilidade nas pesquisas e até compras online, os clientes estão usando cada vez mais os assistentes de voz. Hoje, as pessoas já utilizam muito a Siri, Alexia, e essas interfaces estão mudando a forma como as pessoas estão interagindo com as empresas. Os clientes querem sistemas mais inteligentes e que gerem mais comodidade a eles.

Oferecer serviços que melhorem a experiência do consumidor proporcionando a ele mais interação e agilidade, será um diferencial competitivo.

Hiperautomação

Com a Hiperautomação é possível eliminar trabalhos burocráticos e manuais, minimizar erros e retrabalhos, ganhar tempo, aumentar a produtividade da equipe e reduzir custos, através de soluções de softwares criados para automatizar e executar tarefas, atividades e processos. Quanto mais integrados esses processos estiverem dentro da empresa, mais benefícios e resultados ela terá.

Big Data

O Big Data estuda qual o melhor modo de tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos enormes de dados que não podem ser analisados por sistemas tradicionais em um curto espaço de tempo.

Através de grandes bancos de dados, o Big Data faz com que os procedimentos de consultas a um grande volume de dados sejam coletados, organizados, processados e organizados de maneira mais ágil e acessível.

Com as informações em mãos e cruzando as variáveis desses dados, as empresas ganham novas possibilidades de insights competitivos e para tomadas de decisão mais assertivas.

Internet of Behavior (IoB)

O termo Internet of Behavior IoB), significa Internet do Comportamento, e caminha lado a lado com a Internet das Coisas (IoT).

Ao navegar na internet ou interagir com outros aplicativos, o usuário fornece seus dados pessoais (senha, reconhecimento facial, localização, etc) que analisados, permitem traçar um perfil detalhado do consumidor como jornada de compras, preferências, hábitos, etc. Muitas empresas já utilizam esses dados como vantagem competitiva com o objetivo de oferecer produtos e serviços mais adequados a cada comportamento.

À medida que as novas tecnologias avançam é necessário que as empresas invistam em sua infraestrutura interna. As informações relevantes geradas através da conexão de diversos dados e fontes em um único lugar gera uma grande vantagem competitiva e isso é fundamental para a transformação digital das empresas, pois proporcionará maior agilidade aos processos organizacionais, otimizando o desempenho e a performance operacional e gerencial.

A n4link pode ajudar sua empresa em todo o processo de integração de sistemas. A plataforma híbrida de integração SAAS foi desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.

A abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Alinha todo o fornecimento de informações e funções entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.