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3 Dicas de como Integrar o seu E-commerce ao ERP

Em 2021, o mercado de e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 161 bilhões, 26,9% superior a 2020. A projeção para 2022 é de um crescimento de 9% com cerca de R$ 174 bilhões em faturamento, segundo um estudo realizado pela Neotrust.

A pandemia trouxe hábitos que já foram incorporados ao dia a dia das pessoas e as compras on-line é um deles. Em 2022, a expectativa é de um aumento de 8% para transações via Internet.

Segundo o estudo, em 2021, as categorias que tiveram mais pedidos foram moda, beleza, perfumaria e saúde. Porém, os segmentos com maior faturamento foram os de celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Também é esperado um grande aumento das empresas no marketplace já que o consumidor mudou seu comportamento e está se voltando também para este canal.

Com isso, as empresas que ainda não estão com seus processos digitais totalmente estruturados estão em busca de soluções e ferramentas para garantir a sua competitividade no mercado. Uma dessas ferramentas, é o ERP – Enterprise Resource Planning – que possui muitas vantagens no controle e gestão de dados e também na integração com a plataforma e-commerce.

Neste artigo, vamos dar 3 dicas que devem ser observadas para fazer a integração do seu e-commerce com o ERP.

Por que integrar o seu e-commerce ao ERP

Primeiramente é importante saber por que devemos integrar o e-commerce da empresa a outros sistemas, sobretudo o ERP.

A integração é um dos pontos chaves para uma melhor comunicação e centralização das informações. Trata-se do processo de conectar um sistema a outro para que eles trabalhem juntos com o objetivo de reunir todas as informações existentes em um único lugar. Com isso, os dados circulam de forma integrada, harmônica e acessível reduzindo a complexidade e o tempo gasto nas operações. Além disso, com todas as informações conversando e trafegando sem dificuldade, as equipes ganham produtividade e vantagem competitiva.

A integração do e-commerce com o ERP traz diversas vantagens:

  • Melhor gestão da distribuição e logística de um produto, assim como do estoque e fluxo de caixa.
  • Aumento da produtividade, pois com as informações centralizadas é muito mais rápido analisá-las para a tomada de decisão.
  • Cadastro de todos os seus produtos no ERP centralizando assim as informações.
  • Com a integração, não é preciso digitar todas as informações novamente, evitando erros manuais.
  • Melhor acompanhamento dos dados financeiros e operacionais.
  • A integração com o e-commerce permite a unificação da sua loja física com a virtual, juntamente com o gerenciamento de todos os departamentos de uma forma mais simples e automatizada.
  • Melhor experiência do consumidor. A integração do e-commerce com um software ERP faz com que os processos fiquem automatizados e a atualização seja em tempo real, ou seja, o cliente tem uma melhor experiência de compra, pois conseguirá visualizar as informações referentes ao seu pedido mais rapidamente.
  • Com os sistemas integrados, todos os pedidos feitos no e-commerce são computados no sistema e já separados para envio com emissão da nota fiscal. Tudo simples e automatizado.
    Melhor gestão de estoque e redução de desperdícios e prazo de entrega.
    Roteirização e acompanhamento dos pedidos.

E como o ERP é flexível, ele pode ser personalizado com as funções que a sua empresa necessita para atender os objetivos propostos.

Como fazer a integração do e-commerce com o ERP com sucesso?

Agora que você já conheceu as diversas vantagens em integrar o seu e-commerce com o ERP, é preciso de atentar para alguns pontos de podem definir o sucesso da integração. Vamos te dar 4 dicas:

1) Escolher a plataforma de e-commerce mais adequada ao seu negócio

São muitas plataformas existentes no mercado e cada uma delas tem suas funcionalidades, diferenciais e formas de integração. Aqui a dica é pesquisar a fundo e colocar os prós e contras de cada plataforma de acordo com os objetivos e expectativas do seu negócio. É importante que você escolha a que mais terá afinidade, solucione seus problemas e gere valor para sua empresa.

2) Se você ainda não tem um sistema ERP, adquira-o

Como mencionamos no início deste artigo, o ERP é o software responsável por centralizar todas as informações do seu negócio e otimizar a gestão estratégica de forma inteligente, contribuindo para a melhora dos processos internos.

São muitas as vantagens do ERP:

  • Automação dos processos
  • Redução de custos
  • Menos erros
  • Gestão de estoque:
  • Planejamento de vendas
  • Otimização na emissão de Notas fiscais
  • Gestão logística
  • Melhor experiência do cliente
  • Integração de dados

Para escolher o ERP que vai atender às necessidades da sua empresa, conte com uma consultoria especializada. Ela irá avaliar tecnicamente todos os pontos que deverão ser considerados, inclusive, se ele poderá ser integrado ao seu e-commerce, pois é imprescindível que haja compatibilidade entre os sistemas para que a integração seja feita e funcione da forma esperada.

3) Definir o fluxo das informações entre os sistemas

Esta é uma das partes mais importantes para o sucesso da integração de sistemas entre seu e-commerce e o ERP. Isso porque, as trocas de dados entre a plataforma e o ERP acontecem em diferentes fluxos, sendo assim, a informação de como o fluxo de dados deverá percorrer tem que estar clara, por exemplo, o cadastro do produto é inserido no ERP e este transmite a informação de venda, baixa no estoque e emissão de nota fiscal.

A compatibilidade entre o ERP e a plataforma deve ser a mais ampla possível para assegurar que não hajam erros, nem duplicidade nas informações.

Atente-se também para o processo de ruptura de estoque, ou seja, o produto deve estar no estoque no momento em que a compra é efetuada pelo cliente. Se isso não estiver bem padronizado, a empresa poderá ter prejuízos. O mesmo deve ser observado para o cadastro de preços que tem que estar igual tanto no ERP quanto no e-commerce.

Importante ressaltar que mesmo seguindo todas as dicas, é essencial contar com uma consultoria que irá te ajudar a definir a melhor plataforma de e-commerce e ERP para o tipo e objetivos do seu negócio. Além disso, escolher qual será o sistema de integração que será utilizado é essencial. Procure por aquele que se adequa a qualquer tipo de sistema para não ter problemas posteriores.

Tendo observado todos os pontos apontados, a integração entre a plataforma de e-commerce e o ERP será realizada com sucesso e seu negócio começará a colher os frutos de um processo integrado e automatizado, gerando assim, um controle muito maior das informações e uma comunicação mais assertiva entre todos os departamentos da empresa, ganhando mais produtividade e vantagem competitiva.

Se estiver em dúvida de qual plataforma de integração escolher, conheça a n4link.

n4link é uma plataforma híbrida de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.

Possui a abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) que possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Essa integração de recursos promove inovações importantes e reduz consideravelmente, as possibilidades de riscos na comunicação entre sistemas e plataformas. Alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.